segunda-feira, 5 de março de 2012

FEIRA DO LIVRO E BTL

Com a visita de mais de 270.000 pessoas e vendas superiores a 600.000 exemplares, encerrou-se a primeira fase da 21.ª Feira Internacional do Livro de Cuba que se realizou na antiga “Fortaleza de San Carlos de la Cabaña” em Havana, seguindo agora por mais oito Províncias e terminando no próximo mês de Março em Santiago de Cuba.

Nesta edição dedicada às culturas do Caribe com o lema “Ler é Crescer” participam cerca de 260 escritores, artistas e intelectuais convidados e oriundos de 41 países, entre eles o escultor argentino Adolfo Pérez Esquível, Prémio Nobel da Paz em 1980, o escritor mexicano Sérgio Pitol, Prémio Cervantes 2005, o jornalista hispano-francês Ignacio Ramonet e o cantor portorriquenho Danny Rivera, contando com uma oferta de 840 novidades editoriais e prevendo-se que as vendas atinjam mais de 4,5 milhões de exemplares. Para o próximo ano estará em destaque a literatura angolana.

Com o triunfo da Revolução deu-se início à Campanha de Alfabetização e ao estabelecimento de uma verdadeira e universal política educacional, a qual deu origem à criação da Imprensa Nacional e mais tarde Instituto do Livro, provocando um progressivo interesse do povo pela leitura e favorecendo o desenvolvimento da indústria editorial cubana.

É assim que, criadas as condições, surge em 1982 a primeira Feira Internacional do Livro de Cuba com o lema “O livro fonte de amizade entre os povos” e com uma periodicidade bianual, passando a partir de 1998 a anual, concebido como um espaço de diálogo entre as literaturas da América Latina, Europa e as provenientes de outras culturas que habitualmente participam no evento.

Mas esta Feira não é apenas um espaço de exposição e venda de livros, pois conta também com um vasto programa de actividades paralelas que incluem a animação cultural, colóquios, mesas redondas, conferências, exposições de artes plásticas, obras de teatro, mostras de cinema, dança e concertos de música clássica e popular, constituindo um importante encontro cultural da população que acorre massivamente a este certame.

Foi assim que, aproveitando a ocasião, o Comandante-em-Chefe Fidel Castro fez uma visita surpresa, tendo-se reunido durante nove horas com intelectuais de 22 países, debatendo com uma energia impressionante os mais variados temas da actualidade, pedindo aos presentes para que “lutem pela paz sem se deixarem vencer pelo pessimismo”.

E por falar em Feiras, quero lembrar que a Bolsa de Turismo de Lisboa teve início na quarta-feira e que se prolongará até domingo dia 4 de Março, podendo todos os interessados passar pelo “stand” de Cuba para poderem esclarecer qualquer dúvida sobre este excelente destino turístico, bem como desfrutar da animação e até de um “mojito” que com todo o prazer a delegação cubana terá à disposição para oferecer. Eu estarei por lá e espero a vossa visita.

(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 02/03/2012)

Sem comentários: