sábado, 4 de junho de 2011

JUANTORENA




Está mais que provada a utilidade de algumas redes sociais na internet e a força que podem ter nas mais variadas circunstâncias, possibilitando-nos contactar todo mundo e encontrar pessoas com quem não falamos há muito tempo.

Há dias, qual não foi o meu espanto quando o meu amigo Alberto Juantorena me chamou desde Cuba através do facebook, para trocarmos algumas impressões e sabermos um do outro.

Talvez os mais novos não saibam e os mais velhos já tenham esquecido o excelente atleta que ele foi, vencendo, entre muitas outras provas nacionais e internacionais, duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, ao chegar em primeiro lugar nos 400 e 800 metros, contra todas as expectativas e previsões.

Quem assistiu no estádio ou através da televisão não pode deixar de recordar como “el caballo” galgou aquelas distâncias que tradicionalmente eram ganhas por competidores de outras nacionalidades, levando ao delírio todo um povo que se revê nas conquistas tão arduamente conseguidas em condições adversas e de extrema dificuldade.

Tive o privilégio de me encontrar com ele algumas vezes em Cuba, mas não posso deixar de recordar a sua visita ao Seixal, onde deixou muitos amigos que o admiram e recordam pela sua simplicidade, simpatia e tremendo bom humor.

Embora a sua visita tenha sido curta e de carácter particular, a mesma não passou despercebida a um jornalista desportivo que o reconheceu e lhe perguntou o que fazia em Portugal de forma quase clandestina. Sem se desmanchar, com tom sério e quase em segredo, Juantorena disse-lhe que tinha vindo casar-se com uma portuguesa. E não é que o tal jornalista publicou mesmo essa brincadeira como se fosse verdade?

Como Conselheiro do Comité Olímpico Internacional, Juantorena vem com alguma frequência à Europa, tendo-lhe feito o desafio para mais uma vez nos visitar, pois tenho a certeza que daria muita alegria e prazer aos amigos que possui neste nosso Concelho.

Hoje, Alberto Juantorena que é considerado uma lenda e um símbolo para a juventude, continua a prestar ao seu país relevantes serviços na área desportiva, desempenhando as funções de Vice-Ministro de Cuba para o Desporto.

(In Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 03/06/2011)

Sem comentários: