quinta-feira, 23 de junho de 2011

COPPELIA



Há 45 anos era inaugurada a mais famosa geladaria de Cuba, a “Coppelia”, situada em Havana na cêntrica avenida 23 esquina a L, frente ao conhecido Hotel “Habana Libre” e perto do emblemático Hotel “Nacional”, vindo ao longo da sua existência a deliciar as várias gerações de “habaneros” que por lá têm passado.

Um dos grandes prazeres da vida que qualquer cubano tem, em qualquer idade, é sem dúvida o poder deliciar-se com um gelado a qualquer hora, quer de dia quer de noite, antes ou depois das refeições, sendo o mesmo considerado um óptimo suplemento alimentar, além de ajudar a suportar o imenso calor que sempre se faz sentir. Diz-se mesmo que é quase impossível que exista algum “habanero” que não tenha uma história ou uma recordação agradável relacionada com esta monumental geladaria.

O conhecido e galardoado filme “Fresa y Chocolate” começa precisamente numa das esplanadas da “Coppelia”, onde os protagonistas se encontram e se conhecem frente a uma bela taça de gelado.

A denominação “Coppelia” foi retirada da obra de ballet clássico de igual nome, estreada em 1870 na Ópera de Paris, tornando-se um dos bailados mais representados e com maior sucesso desde essa altura. Desafiando o passar do tempo, o edifício de dois pisos é uma obra de arte arquitectónica em forma de aranha construída em betão armado, sendo considerado um dos mais belos edifícios da Ilha, conhecida também como a Catedral do Gelado.

No local onde hoje se encontra a “Coppelia” existiu entre 1886 e 1954 o Hospital Rainha Mercedes que foi demolido para dar lugar a um novo Hospital que nunca viria a ser construído, por haver outros projectos para um terreno situado no coração da cidade. É assim que todo o quarteirão é aproveitado para edificar um frondoso jardim com um lago artificial e algumas instalações ligadas à restauração, até que em 1965 se optou pela solução definitiva da “Coppelia”, tendo demorado a sua construção pouco mais de 6 meses.

Terminada a obra nem sequer houve tempo para a cerimónia inaugural, iniciando-se de imediato a venda à gente curiosa que desde logo começou a degustar a grande variedade de deliciosos gelados com uma oferta inicial de 26 sabores. Desde então “Coppelia” tem-se mantido como preferência do público, nacionais e estrangeiros, que mantém a sua capacidade quase lotada para atender cerca de mil pessoas em simultâneo, mas que mesmo assim e em determinadas horas, provoca infindáveis filas de pessoas que não desistem até conseguirem o tão almejado manjar.

Aqui vos deixo mais uma sugestão, esperando que a possam aproveitar numa próxima visita a Cuba.

(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 24/06/2011)

Sem comentários: