segunda-feira, 30 de maio de 2011

JORNADAS LUSO-CUBANAS 2011

Passado quase um mês após a inauguração das “Jornadas Luso-Cubanas 2011” que teve lugar no dia 30 de Abril no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal em Oeiras, a Delegação Cubana vinda de Baracoa está prestes a terminar o seu périplo pelo nosso país, deixando atrás de si laços inquebrantáveis de amizade com todos aqueles com quem contactaram, numa cabal demonstração de que quando se sonha tudo é possível e que os povos, na sua verdadeira essência, sabem conviver e estar receptivos a uma fraternal troca de experiências.

Para estas Jornadas foram escolhidos propositadamente representantes do Município de Baracoa por ser o mais antigo de Cuba, estando a comemorar os seus 500 anos de fundação e por permanecer o vínculo histórico e cultural mais remoto entre os dois países, já que, quando Cristóvão Colombo aí aportou, deu ao lugar o nome de Porto Santo, em homenagem à nossa ilha no arquipélago da Madeira, onde teria passado a sua Lua-de-mel. É também aqui onde ainda permanece uma cruz original de madeira trazida pelos primeiros missionários e que foi abençoada por João Paulo II durante a sua visita à Ilha em 1998.

A Delegação do oriental Município de Baracoa é representativa de várias manifestações culturais como música, dança e artes plásticas, assim como por profissionais de história, arqueologia, meio ambiente e educação.

Em contacto com os integrantes da Delegação tive oportunidade de recolher as suas impressões sobre o nosso país, constatando como estabelecem semelhanças entre os dois povos, nomeadamente a hospitalidade, a simpatia e a generosidade.

Este projecto, que contou com o apoio de várias instituições, teve início em Oeiras e irá terminar no dia 31 de Maio no Centro Cultural e Desportivo da Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo, tendo passado pela Casa da América Latina (Lisboa), Porto Santo, Funchal, Montemor-o-Novo, Bragança, Santarém, Moita, S.Sebastião (Setúbal), Alto Seixalinho (Barreiro), Samouco (Alcochete) e Cuba do Alentejo.

De salientar que Portugal e Cuba mantêm relações bilaterais permanentes desde há 92 anos e que já mesmo antes havíamos possuído por alguns períodos representação diplomática, destacando-se a do nosso famoso Eça de Queirós, que em 1872 e com apenas 27 anos assumiu o cargo de Cônsul de Portugal em Havana, onde permaneceu até 1874. Essa passagem do nosso romancista está hoje bem patente no local que ele frequentava diariamente, o café “La Columnata Egipciana” na “calle Mercadores” em Havana Velha, constituindo mais um ponto de visita para todos os portugueses que forem a Cuba.

(In Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 27/05/2011)

Sem comentários: