sexta-feira, 1 de julho de 2011

CINCO HERÓIS

Embora sejam cada vez mais as vozes e as organizações internacionais que apelam à libertação imediata dos Cinco Heróis Cubanos injustamente presos nos EUA por lutarem contra o terrorismo, o certo é que a situação se mantém inalterada desde há mais de 13 anos, faltando a coragem ao Presidente Obama – Prémio Nobel da Paz – para deixar de se submeter à vontade e à pressão política da máfia de Miami e decidir de uma vez por todas devolver a Cuba os patriotas Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando y René González.


Na declaração final do III Encontro Internacional de Organizações Juvenis de Solidariedade com os Cinco, que se realizou em Havana de 11 a 12 de Junho, os cerca de 180 representantes de 33 países de todos os continentes, exigiram que se ponha fim à cruel prisão. Na ocasião, a jovem Liudmila Álamo, membro do Conselho de Estado da República de Cuba, disse que “é essencial insistir na divulgação do caso referente aos Cinco com a apresentação dos argumentos e das provas da sua total inocência, das razões da sua presença nos EUA, da farsa judicial, das manipulações e das arbitrariedades, para que o mundo possa conhecer a verdade, sensibilizando-se a opinião pública internacional”.

Também no passado fim-de-semana se realizou em S.Paulo a XIX Convenção de Solidariedade a Cuba no Brasil, que denunciou a imoralidade dos EUA quando apregoam serem os máximos defensores da luta contra o terrorismo no mundo, enquanto mantém presos os antiterroristas cubanos.


De salientar que graças à sua perigosa e destemida acção, estes 5 cubanos evitaram muitos actos violentos que poderiam resultar em graves consequências para pessoas inocentes, pois os grupelhos de mercenários apoiados e financiados pela CIA e que actuam em Miami contra Cuba, não têm qualquer respeito pela vida humana.


Entre nós, o Comité Português para a Libertação dos Cinco tem desenvolvido uma intensa actividade de esclarecimento por todo o país, representando o sentimento de todos aqueles que são contra as injustiças e que não se resignam a aceitá-las como desígnio inultrapassável.


No próximo mês de Novembro, de 16 a 20 realizar-se-á em Cuba, na cidade de Holguin, o VII Colóquio Internacional pela Libertação dos Cinco, estando prevista a participação de mais de 400 representantes dos cerca de 50 países que já confirmaram a sua presença. Como o Colóquio é aberto à participação individual, todos aqueles que o desejem, têm aqui uma oportunidade e um forte motivo para irem a Cuba.

(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 01/07/2011)

Sem comentários: