sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DESTINO RECOMENDADO


Por paradoxo que pareça, já que o governo dos EUA mantém o bloqueio económico e financeiro a Cuba, o diário “The New York Times” acaba de publicar uma lista de 45 destinos do mundo como os lugares que recomenda para visitar em 2012, figurando em 10.º lugar a cidade de Havana em Cuba.



De acordo com o diário, que valoriza em particular as ofertas culturais e os serviços prestados ao turista, “a capital cubana está, uma vez mais ao alcance dos estadounidenses”, assegurando que “apenas os separam das ruas da sensual Havana o Estreito da Florida”, isto por que, a administração Obama ampliou o tipo de viagens permitidas, havendo mais voos a sair de um maior número de cidades dos EUA com destino a Cuba.


A recomendação do jornal conclui que os programas turísticos podem incluir inúmeras visitas, para além de reuniões com historiadores, artistas plásticos ou agricultores, usufruindo o turista dos novos restaurantes instalados em magníficas casas coloniais que surgiram no último ano. De resto e no plano cultural, Havana prepara já a sua XXI Feira Internacional do Livro a realizar em Fevereiro e a 11.ª Bienal que decorrerá entre 11 de Maio e 11 de Junho, contando com a participação de mais de uma centena de artistas nacionais e estrangeiros.
De referir que os jornalistas especializados em turismo elegeram um total de 45 destinos, aparecendo o Algarve na 28.ª posição sem qualquer referência especial a não ser a gastronomia e a praia.


O esforço que Cuba tem feito na promoção turística é bem patente pelas presenças nas principais feiras do sector, onde operadores e público em geral podem conhecer um pouco melhor este excelente destino e as muitas iniciativas de carácter científico, cultural e desportivo que ao longo do ano se vão realizando, resultando esse trabalho num aumento anual de visitantes.


Neste momento decorre a Feira de Turismo de Madrid, onde Cuba está representada através das principais empresas receptivas e hoteleiras, seguindo-se a Bolsa de Turismo de Lisboa, no final de Fevereiro.


Para 2012, entre muitos outros eventos, destaca-se a visita do Papa Bento XVI a Santiago e a Havana já em Março, o Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática em Cayo Largo, o Torneio Internacional de Pesca Desportiva Ernest Hemingway, os Carnavais de Verão em toda a Ilha, o Festival Internacional de Ballet de Havana sob a direcção da mundialmente famosa bailarina cubana Alicia Alonso, a Maratona Internacional de Havana em Novembro e para o final do ano a Feira Internacional de Artesanato.



Como se pode constatar a oferta é vastíssima, para além dos museus e exposições permanentes ou temporárias que estão à disposição de todos os visitantes, tornando uma viagem a Cuba muito mais importante que apenas o sol ou a praia.

(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 20/01/2012)

Sem comentários: