sábado, 23 de julho de 2011

A HISTÓRIA ME ABSOLVERÁ



Quando no dia 26 de Julho de 1953 um grupo de 135 jovens comandados por Fidel Castro participou no assalto ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba, na tentativa de a partir daí armar a população para derrubar o governo fantoche de Fulgêncio Batista, estavam muito longe de imaginar o que viria a passar-se nos seis anos seguintes. Desta acção resultou a morte da maioria dos revolucionários e a prisão dos restantes, tendo Fidel sido condenado a 15 anos de prisão, em cujo julgamento proferiu a célebre frase de que “a história me absolverá”.

Pese embora a derrota militar sofrida, este dia acabou por marcar definitivamente o rumo do futuro movimento revolucionário que adoptou a sigla M-26, desenvolvendo-se por todo o país acções de sensibilização e recrutamento de apoiantes que na clandestinidade se preparavam para o momento em que os principais líderes seriam libertados, já que a pressão exercida quer por instituições, quer pelo povo anónimo a isso conduziria inevitavelmente.

Por isso, foi com enorme expectativa e interesse que tive a oportunidade de visitar o “presídio modelo” na Ilha da Juventude onde Fidel, Raul e os restantes companheiros estiveram encarcerados, podendo, pelo que vi, imaginar as precárias condições e o total isolamento a que foram submetidos até à sua libertação em 15 de Maio de 1955, beneficiando de uma amnistia presidencial. Nesse mesmo dia e instado pelos jornalistas que o aguardavam, Fidel afirmou: “continuaremos lutando até obter a independência de Cuba”.

Exilando-se no México dois meses após a sua libertação, Fidel inicia de imediato os preparativos para voltar a Cuba com uma expedição de revolucionários, desembarcando do pequeno iate “granma” no dia 2 de Dezembro de 1956 na praia “Las Coloradas” e daí seguindo para a “Sierra Maestra” onde permaneceu dois anos até ao triunfo da Revolução em 1 de Janeiro de 1959.

Se até aí o “Movimento 26 de Julho” tinha desempenhado um extraordinário trabalho na organização política de inspiração Martiana, a partir do início da luta armada passou também à acção militar e ao apoio logístico dos revolucionários que combatiam o exército governamental.

Assim e em homenagem a todos os “Moncadistas” é celebrado em 26 de Julho o Dia Nacional de Cuba com manifestações patrióticas por todo o país, nunca esquecendo aqueles que nesse dia deram a sua vida para que hoje Cuba possa ser livre e independente de qualquer subjugação imperialista.

Como escreveu José Marti, “Pátria é comunhão de interesses, unidade de tradições, unidade de fins, fusão docíssima e consoladora de amores e esperança”.

(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 22/07/2011)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

EMIGRAÇÃO EM MIAMI

Quando se fala ou escreve sobre os cubanos que vivem em Miami, a tendência é para se especular e pensar que todos são terroristas ou que conspiram contra o seu país natal. Puro engano: a grande maioria emigrou para se juntar a familiares e amigos e ama tanto a sua pátria como qualquer outro que não entrou nessa aventura do sonho americano.

Porém, e ao contrário daquilo que se quer passar para a opinião pública, não é o governo cubano que os impede de viajar para o seu país, mas sim as autoridades norte-americanas que desde há longos anos vêm colocando as mais variadas restrições, umas vezes com mais dureza, outras com mais brandura, mas sempre condicionando a livre circulação, impedindo assim a união de numerosas famílias separadas por questões políticas a que são alheias.

Por estes motivos, no passado sábado dia 9 de Julho, mais de uma centena de carros formaram uma caravana que percorreu as ruas de Miami em protesto pela pressão que a máfia anti-Cubana vem fazendo junto do congressista Mário Diaz Balart, para que este possa servir de “ponta de lança” junto do Congresso Americano a fim de proibir os voos para Havana.

A caravana foi convocada pela “Asociación de Mujeres Cristianas en Defensa de la Família” e apoiada por outras organizações da emigração cubana que repudiam o projecto de lei apresentado pelo congressista Balart para reinstaurar as mesmas restrições impostas em 2004 por George Bush e que haviam sido levantadas pelo Presidente Obama no início do seu mandato.

Claro está que a imprensa local dominada economicamente pelos mafiosos fez silêncio sobre a caravana e os motivos do protesto, assim como omite ou deturpa muitas outras manifestações de patriotas que têm apelado à libertação dos Cinco Heróis Cubanos presos por combaterem o terrorismo ou ao fim do criminoso bloqueio económico e financeiro que até os impede de ajudar os seus familiares que residem em Cuba.

Porque é que o governo norte-americano não concede sequer metade dos vistos a cidadãos cubanos que desejem ir aos EUA, embora por acordos bilaterais se tenha comprometido a isso?

Porque não permite que os seus cidadãos possam visitar Cuba com total liberdade? Por questões de segurança não é certamente porque sabem que existe e que serão muito bem recebidos, pois os cubanos não confundem as pessoas com os adversários políticos e sabem respeitar quem possa ter uma opinião diferente da sua.

Afinal o que receia o governo norte-americano?


(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 15/07/2011)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FÉRIAS ESCOLARES

Tal como em Portugal, terminou em Cuba o período escolar nas 13.700 escolas espalhadas pelo país, iniciando as suas férias prolongadas mais de 3 milhões de estudantes que só regressarão às aulas no dia 1 de Setembro.

Desde o triunfo da Revolução em 1 de Janeiro de 1959 as transformações do sistema educativo cubano têm sido evidentes, iniciando-se com a campanha de alfabetização que reduziu a 3% o analfabetismo, seguindo-se o plano para elevar o nível escolar ao 6.º e ao 9.º ano, até se atingir o 12.º ou superior, tal como existe nos nossos dias.

Todo este processo foi sendo avaliado ao longo dos anos para que se pudessem corrigir os erros e para se acompanharem as novas tecnologias, iniciando-se na última década a introdução de laboratórios informáticos e módulos de meios audiovisuais em todas as escolas e níveis de ensino, incluindo as escolas especiais para crianças incapacitadas ou de conduta desajustada.

Importante também em todo este processo tem sido a formação dos docentes que de forma contínua tem vindo a melhorar com a adaptação às realidades com base em novos métodos pedagógicos a par das novas tecnologias colocadas ao seu dispor.




Alguns ajustamentos foram efectuados e ao nível do ensino primário as transformações determinaram que cada professor tivesse o máximo de 20 alunos e que fosse secundado com outros professores de educação física, de língua estrangeira, de informática e de artes plásticas, para além de se exigir que dessem uma maior relevância ao conhecimento da história e das ciências a nível local, a fim de que cada criança tenha um particular interesse pelo meio onde vive.

Para a educação técnica e profissional foram também introduzidos novos perfis de cada área de especialização, em particular naquelas em que o país mais está carenciado e onde existem mais ofertas de trabalho.

Um outro pormenor interessante é que para cada nível de ensino é distribuído um uniforme diferente e em Cuba não existe uma única escola particular, religiosa ou de outra índole que exclua uma criança, um adolescente ou um jovem por dinheiro, raça, credo ou género, porque todos, sem excepção, têm garantida a sua educação completamente gratuita até que concluam os seus estudos de nível técnico ou universitário.


(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 08/07/2011)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CINCO HERÓIS

Embora sejam cada vez mais as vozes e as organizações internacionais que apelam à libertação imediata dos Cinco Heróis Cubanos injustamente presos nos EUA por lutarem contra o terrorismo, o certo é que a situação se mantém inalterada desde há mais de 13 anos, faltando a coragem ao Presidente Obama – Prémio Nobel da Paz – para deixar de se submeter à vontade e à pressão política da máfia de Miami e decidir de uma vez por todas devolver a Cuba os patriotas Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando y René González.


Na declaração final do III Encontro Internacional de Organizações Juvenis de Solidariedade com os Cinco, que se realizou em Havana de 11 a 12 de Junho, os cerca de 180 representantes de 33 países de todos os continentes, exigiram que se ponha fim à cruel prisão. Na ocasião, a jovem Liudmila Álamo, membro do Conselho de Estado da República de Cuba, disse que “é essencial insistir na divulgação do caso referente aos Cinco com a apresentação dos argumentos e das provas da sua total inocência, das razões da sua presença nos EUA, da farsa judicial, das manipulações e das arbitrariedades, para que o mundo possa conhecer a verdade, sensibilizando-se a opinião pública internacional”.

Também no passado fim-de-semana se realizou em S.Paulo a XIX Convenção de Solidariedade a Cuba no Brasil, que denunciou a imoralidade dos EUA quando apregoam serem os máximos defensores da luta contra o terrorismo no mundo, enquanto mantém presos os antiterroristas cubanos.


De salientar que graças à sua perigosa e destemida acção, estes 5 cubanos evitaram muitos actos violentos que poderiam resultar em graves consequências para pessoas inocentes, pois os grupelhos de mercenários apoiados e financiados pela CIA e que actuam em Miami contra Cuba, não têm qualquer respeito pela vida humana.


Entre nós, o Comité Português para a Libertação dos Cinco tem desenvolvido uma intensa actividade de esclarecimento por todo o país, representando o sentimento de todos aqueles que são contra as injustiças e que não se resignam a aceitá-las como desígnio inultrapassável.


No próximo mês de Novembro, de 16 a 20 realizar-se-á em Cuba, na cidade de Holguin, o VII Colóquio Internacional pela Libertação dos Cinco, estando prevista a participação de mais de 400 representantes dos cerca de 50 países que já confirmaram a sua presença. Como o Colóquio é aberto à participação individual, todos aqueles que o desejem, têm aqui uma oportunidade e um forte motivo para irem a Cuba.

(Por Celino Cunha Vieira, in Semanário Comércio do Seixal e Sesimbra de 01/07/2011)