quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DIREITOS HUMANOS

Comemora-se em 10 de Dezembro o Dia Internacional dos Direitos Humanos, cuja Declaração foi aprovada pela Assembleia Geral da Nações Unidas neste mesmo dia no ano de 1948 como uma carta de intenções a ser adoptada pelos governos, constituindo uma obrigação para todos os membros da comunidade internacional na protecção e preservação dos direitos dos seus cidadãos.

Infelizmente a maioria dos países, incluindo Portugal, violam os princípios que subscreveram, deixando os seus cidadãos entregues à sua sorte e pouco fazendo para inverter essa situação, antes pelo contrário, ao não garantirem a saúde ou a educação gratuita e uma protecção social digna para os mais desfavorecidos.

Os EUA, país que mais viola os direitos dos seus cidadãos, mantém presos os Cinco Patriotas Cubanos que actuavam no combate ao terrorismo, pelo que, por proposta dos delegados da América Latina e Europa reunidos em Holguin-Cuba no VI Colóquio Internacional pela Liberdade dos Cinco Heróis, realiza-se a partir do dia 10 e até dia 14 uma acção internacional das 9 às 17 horas (das 14 às 22 horas em Portugal) solicitando ao Presidente Barack Obama por telefone, por fax, por correio electrónico ou por telegrama, a libertação imediata dos Cinco Patriotas Cubanos presos injustamente nos EUA.

Muitos países têm sido advertidos e a própria Amnistia Internacional no passado dia 13 de Outubro aconselhou os EUA a que revejam o caso, indultando-os para que possam regressar a suas casas, já que o Presidente Obama tem provas mais que suficientes de que os Cinco estão inocentes das acusações de que foram alvo, pois jamais significaram uma ameaça para a segurança nacional, não possuíam armas e que o seu único objectivo era a de monitorizar as organizações terroristas sedeadas em Miami, a fim de evitarem acções que provocassem mais mortes de pessoas inocentes no território cubano.

Assim, todos os que o desejarem poderão enviar a seguinte mensagem:

“Ao Presidente Barack Obama.
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, fazendo uso das faculdades que lhe confere a Constituição dos EEUU, como advogado, como pai, como filho, como marido, como pessoa decente, como amante da justiça, como Prémio Nobel da Paz, solicitamos-lhe que ponha fim a esta colossal injustiça e que liberte de imediato António Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramon Labañino e René González”.


Telefone:
00-1-202-456-1111
Fax:
00-1- 202-454-2461
Correio electrónico: (formulário)
http://www.whitehouse.gov/contact/
Telegrama:
Presidente Barack Obama
The White House
1600 Pennsylvania Ave, NW
Washington, DC 20500 / EE.UU.

Esta acção colectiva só poderá ter o êxito desejado se de todas as partes do mundo surgirem os apelos e Portugal marcará a sua presença.

JUNTOS PODEMOS CONSEGUIR !

1 comentário:

Miozotis Fabelo Pinares disse...

Amigos de la Asociación Portuguesa "José Martí",
Gracias por la solidaridad. Es preciso multiplicar voces en el reclamo de justicia y libertad para René, Ramón, Fernando, Gerardo y Antonio.
Hay que exigir al Presidente de los EEUU, que libere ya a nuestros compatriotas, luchadores por la paz y contra el terrorismo.
Un abrazo cubano