quinta-feira, 1 de abril de 2010

PROCLAMAÇÃO

No 1.º Encontro Nacional de Solidariedade com os Cinco realizado nas instalações da “Voz do Operário” em 27 de Março de 2010, que contou com a presença de cerca de 200 pessoas e representantes de várias Associações amigas – entre elas a nossa – foi aprovada por unanimidade e aclamação a seguinte proclamação:


Estivemos aqui num acto que, sendo de solidariedade com Os Cinco patriotas cubanos presos nos Estados Unidos da América, é também de solidariedade com a Revolução Cubana, alvo preferencial do imperialismo norte-americano desde há mais de meio século – e no momento actual objecto de uma poderosa campanha internacional conduzida pelos média propriedade do grande capital.

E daqui dizemos que rechaçamos essa campanha e que estamos, inequivocamente, com Cuba e a sua Revolução.

Estivemos aqui solidários com o povo cubano e a sua resistência heróica à ofensiva do imperialismo – resistência que é, por seu lado, um importante acto de solidariedade com a luta de todos os povos do mundo pela sua liberdade e pela sua independência.

E daqui afirmamos que, como alguém já disse, ‹‹a grandeza da Revolução Cubana pertence-nos a todos››.

Estivemos aqui, neste Encontro Nacional, conscientes de que a luta pela libertação dos Cinco patriotas cubanos é parte integrante dessa luta sempre solidária com Cuba socialista.

E daqui saudamos esses dignos representantes do povo cubano que são Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Fernando González e António Guerrero – e daqui exigimos a sua libertação.

Estivemos aqui denunciando a prisão arbitrária desses Cinco patriotas cubanos; denunciando a farsa de julgamento a que foram submetidos; denunciando as desumanas condições prisionais a que estão sujeitos. E daqui enviamos a nossa mensagem de admiração pela dignidade, pela coragem, pelo espírito revolucionário com que os Cinco honram a sua Pátria, o seu Povo, a sua Revolução.

Estivemos aqui num acto de solidariedade concreta com Cinco representantes de um país e de um povo cuja história constitui uma referência fundamental na nossa luta de todos os dias.

E aqui reafirmamos a nossa firme determinação de prosseguir a luta pela libertação dos patriotas cubanos injustamente presos nos Estados Unidos da América.

E, convictos de que esta é uma luta pela justiça e pelo respeito pelos direitos humanos, daqui apelamos a todos os portugueses solidários com o povo cubano e com a sua resistência heróica, para juntarem as suas às nossas vozes na exigência da libertação de Gerardo, René, Ramón, Fernando e António.


_____________________________________________________________________

Subscreva o abaixo-assinado em: http://www.cplcinco.com

Sem comentários: