quarta-feira, 13 de agosto de 2014


FELICIDADES COMANDANTE

Dia 13 de Agosto comemora-se em Cuba e em muitos países do mundo o 88.º aniversário do Comandante Fidel Castro e o reconhecimento de uma vida totalmente dedicada ao seu país, resistindo de forma heróica a todas as contrariedades que intransigentemente teve de enfrentar na defesa do seu povo.

Haverá certamente quem discorde das suas opções, mas ninguém pode ficar indiferente a uma figura que marcou significativamente a história das últimas décadas, sendo respeitado e admirado pela sua cultura, lucidez e antevisão da política internacional que mais cedo ou mais tarde têm vindo a dar-lhe razão, bastando para isso relembrar os seus destemidos discursos nos principais fóruns internacionais.

Nascido de uma família abastada para a época, Fidel poderia ter comodamente usufruído dessa condição para viver rodeado de luxos e “lutando” apenas para se tornar mais rico e poderoso economicamente, como muitos outros da sua geração o fizeram, alheando-se das tremendas desigualdades sociais que existiam em Cuba e que só viriam a ter fim no 1.º de Janeiro de 1959.

Mas o sangue galego que lhe corre nas veias impulsionaram-no para outras batalhas, preferindo seguir e pôr em prática o pensamento de José Marti entregando-se de corpo e alma à luta revolucionária que permitisse a total independência do seu país.

Iniciando-se na política através das movimentações estudantis durante a década de quarenta na Universidade de Havana, não mais parou, mesmo depois de se ter licenciado em Direito em 1950 com 24 anos. Daí para cá já todos conhecem o seu percurso até à renúncia de todos os cargos que ocupava, dedicando-se hoje muito mais à leitura e à escrita que tanto prazer lhe dão e que antes por falta de tempo não lhe permitiam que o fizesse.

Os principais líderes políticos que visitam Cuba têm passagem obrigatória pela sua residência para lhe prestarem homenagem e trocar algumas impressões, ouvindo as suas sempre actualizadas opiniões que se baseiam num profundo conhecimento e experiência.

Fidel é daquelas pessoas que se ama ou se odeia, mas estou certo que a esmagadora maioria dos cubanos o admira e lhe quer muito, agradecendo-lhe eternamente tudo o que através do seu sacrifício e da sua liderança foi conquistado pela Revolução. 

FELICIDADES COMANDANTE!


(Celino Cunha Vieira - Cubainformación)

Sem comentários: