quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


CONGRESSOS, FEIRAS E FESTIVAIS

Os inúmeros eventos que se realizam em Cuba têm vindo a aumentar o seu prestígio e o número de participantes internacionais oriundos de todo o mundo, levando a que em determinadas ocasiões, como sucede neste momento, não haja disponibilidade em qualquer hotel da cidade de Havana.

Esta semana por exemplo, decorre o IX Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2014, sob o tema “Por uma Universidade Socialmente Responsável” que conta com a presença de destacadas personalidades e representantes de organismos internacionais, autoridades académicas e governamentais ligadas ao sector de mais de 60 países, que têm assim a possibilidade de abordar o tema proposto e ver como Cuba tem sabido ultrapassar as dificuldades nesta e noutras áreas, servindo de exemplo a outros que em teoria dizem preocupar-se com a educação, mas que na prática pouca ou nenhuma importância lhe atribuem.

Sendo Cuba um pequeno país, não deixa contudo de poder mostrar ao mundo como se pode ter uma educação superior gratuita e sem qualquer discriminação, na qual o limite para o seu acesso reside apenas no talento individual que qualquer candidato possua, ao contrário do que se passa em muitos outros países em que as dificuldades económicas impedem o acesso a uma formação qualificada.

Mas também teve início a 23ª edição da Feira Internacional do Livro que se estenderá em Havana por 10 dias e que depois percorrerá outras cidades até Março, onde para além dos aspectos meramente comerciais, existe todo um conceito de cultura integrado em várias iniciativas paralelas, de modo a atingir todas as faixas etárias da população, motivando-as para a leitura e o conhecimento.

Antes do triunfo da Revolução não existia em Cuba um sistema editorial e mesmo os maiores escritores tinham de publicar os seus livros fora do país. Só a 31 de Março de 1959 (Dia do Livro Cubano) foi criada a Imprensa Nacional de Cuba e mais tarde, em 1962 a Editorial Nacional, presidida por Alejo Carpentier, já com uma visão mais ampla e uma estratégia de recuperar o mais importante da cultura cubana e universal, pondo-a ao serviço dos leitores, após a revolucionária campanha de alfabetização iniciada no ano anterior.

Lá mais para o final deste mês terá lugar o XV Festival do Habano, onde os apreciadores dos melhores charutos do mundo podem desfrutar de novas vitolas que serão lançadas no Festival pela Empresa Habanos SA e descobrir as raízes e os segredos da secular tradição nas visitas a fábricas e a plantações de tabaco de Vuelta Abajo em Pinar del Rio, para além de usufruírem de um programa social que terá o seu auge na Gala de encerramento com um concerto exclusivo.

Por todas estas razões a cidade vibra com tanto movimento e orgulha-se de saber receber bem quem a visita e que fica sempre com vontade de lá voltar.

(Celino Cunha Vieira - Cubainformación)



Sem comentários: