sábado, 4 de setembro de 2010

BLOQUEIO


O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, anunciou hoje a extensão até 14 de Setembro de 2011 das sanções previstas na Lei contra o “Comércio com o Inimigo” que supõe na prática a continuação do bloqueio contra Cuba.

Segundo informação do governo através de um comunicado, Obama subscreveu um memorando enviado à Secretária de Estado Hillary Clinton e ao titular do Tesouro Timothy Geithner, no qual afirma que “a continuação durante um ano destas medidas referentes a Cuba convêm aos interesses nacionais dos Estados Unidos”.

A renovação desta Lei que proíbe as empresas americanas de fazer negócios com Cuba tem um carácter permanente, já que tem vindo a ser aplicada há mais de meio século.

A Lei contra o “Comércio com o Inimigo” data de 1917 e foi aprovada com vista à entrada dos Estados Unidos da América na Primeira Guerra Mundial.

Cuba é o único país do mundo sujeito às sanções desta Lei, depois de em 2008 a Administração de George W. Bush optar por não renovar a aplicação das medidas em relação à Coreia do Norte, como contrapartida ao acordo de Pyongyang divulgar detalhes do seu programa nuclear.

Assim continuará o criminoso bloqueio contra Cuba e se alguém pensava que Obama iria ser diferente dos seus antecessores, bem se enganou.
...

Sem comentários: