quinta-feira, 26 de maio de 2016


EL CABALLERO DE PARIS

Invariavelmente quem percorre o Centro Histórico de Havana encontra na Praça de S. Francisco, junto ao Convento, uma escultura de bronze em tamanho real da autoria do escultor José Villa Soberón que representa “El Caballero de Paris” despertando a atenção de quem passa por ser uma figura enigmática e desconhecida da grande maioria dos visitantes.

Por vezes cria-se uma enorme fila para se conseguir posar junto a ele, adoptando-se posições pouco comuns, já que segundo reza a lenda, para dar sorte, deve segurar-se uma das suas mãos, apertar a sua ponteaguda barba e pisar-lhe um dos pés. Nunca ninguém comprovou que uma foto tirada assim com o “Caballero de Paris” trouxesse mais sorte, mas não custa nada acreditar que ele, sepultado mesmo ali ao lado, pode contibuir para isso.

Mas quem era esta personagem? Nascido na Galiza em 1899, José Maria López Lledín chegou a Havana em 1913 com a idade de 13 anos para se juntar a um tio que antes havia emigrado para Cuba. Teve vários ofícios e a partir da década de 50 começa a vaguear pela capital sendo descrito como explorador das ruas onde atraia quem passava para escutar as suas reflexões sobre a existência humana, a religião, a política e os acontecimentos do cotidiano.

Não sendo considerado um vagabundo, exibia um cabelo comprido e desgrenhado, uma farta barba e unhas retorcidas por as não cortar, trajando sempre de preto e dormindo onde calhava, nunca se separando de uma pasta com papéis e de um saco com os seus pertences. Nada pedia pelas suas histórias mas aceitava as ofertas que lhe faziam, retribuindo com um cartão feito à mão por ele como reconhecimento escrito da bondade de quem o ajudava.

Diz-se que por um desgosto de amor nunca casou e que a designação de “Caballero de Paris” provém de uma novela francesa com um personagem parecido, por deambular pelo Paseo del Prado que tem uma calçada semelhante à do Louvre ou por ter trabalhado no restaurante Paris. Existem muitas versões e toda a sua vida está repleta de peripécias, algumas até contraditórias, pois as narrações orais levam muitas vezes ao exagero e à efabulação.

Esta figura mitificada de orador e escritor de rua converteu-se na palavra andante e no contador da história que passa de boca em boca, representando uma parte da cultura urbana que vale a pena evocar e preservar, como símbolo de uma época em que a comunicação era bem diferente daquela que é hoje.

José Maria López morreu em 1985 com a idade de 86 anos e foi sepultado no Convento de S. Francisco de Assis, como homenagem à lenda viva de que muitos ainda se lembram e que faz parte da história da cidade que em cada recanto tem muito por contar.

El Caballero de Paris espera-os em Havana para que possam retratar-se com ele. Se não der sorte, pelo menos ficam com uma boa recordação.

(Celino Cunha Vieira-Cubainformación)



quinta-feira, 19 de maio de 2016


CRIANÇAS DE CHERNOBYL

Passados 30 anos sobre o fatídico dia 26 de Abril de 1986 em que ocorreu na cidade de Chernobyl na Ucrânia o maior acidente nuclear de que há memória, com um impacto superior ao de Fukushima no Japão em 2011, Cuba continua a receber anualmente cerca de 800 crianças ucranianas para serem tratadas dos efeitos nocivos herdados dos seus progenitores que foram expostos directamente às radiações e que passaram para as novas gerações as alterações genéticas causadas por aquela catástrofe que ainda hoje continua a provocar danos irreversíveis.

Para além de doenças menos graves, a maioria das crianças apresentam um quadro clínico com patologias associadas ao cancro da tiróide, leucemia, atrofia muscular, transtornos neurológicos e alopécia (redução total ou parcial de pelos ou cabelos em determinadas zonas da pele).

Cumprindo um programa multidisciplinar, ao longo dos anos já receberam tratamentos em Cuba mais de 26.000 crianças que necessitam de sol e banhos de mar como parte da terapia na aplicação de alguns produtos desenvolvidos pela ciência cubana, como a “melagenina” que ajuda a regenerar a pigmentação da pele e como a “pilotrofina” que facilita o crescimento do cabelo.

O tempo de permanência em Cuba na colónia balnear de Tarará, situada a cerca de 25 km a Leste de Havana, tem variado de acordo com a gravidade das lesões e muitos deles acabam por ficar muitos meses para além dos 45 dias recomendados, até poderem regressar em definitivo ao seu país e às suas famílias. Nos casos mais graves são geralmente acompanhados por um familiar e com a vinda de professores ucranianos têm podido continuar os seus estudos enquanto se sujeitam aos tratamentos.

Em 1992 tive o privilégio de poder visitar estas instalações de Tarará, interagir com algumas crianças e verificar a felicidade estampada naqueles rostos (alguns desfigurados pelas queimaduras, já que os primeiros tinham estado expostos directamente às radiações) mas demonstrando uma enorme vontade de viver, retribuindo com sorrisos o esforço e a dedicação que todos os técnicos de saúde cubanos estavam a fazer para que pudessem ter um futuro e uma vida bem melhor e mais digna.

Imagino que hoje são já os filhos daqueles de 1992 que recebem tratamentos em Cuba, continuando a usufruir das mesmas condições que os seus pais encontraram do outro lado do mundo a mais de 9.000 km de distância das suas casas e que aqui recordo como me sensibilizaram e me mostraram como é possível um mundo melhor.

Quando tantas vezes se fala em direitos humanos, lembro-me sempre destas inocentes crianças que têm sido acolhidas com carinho e com toda a solidariedade de um povo que tem dado provas cabais de estar sempre pronto a ajudar os mais carenciados, contribuindo para que tenham o inalienável direito à existência.

Que bom seria que os exemplos que Cuba dá ao mundo fossem seguidos por outros países que têm muito mais obrigações e capacidade económica para o fazer.

 
(Celino Cunha Vieira- Cubainformación)